quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BASTA DE VIOLÊNCIA!


25 DE NOVEMBRO DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


O 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.
Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher,que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948.


História
A eleição do dia 25 de novembro como data internacional da luta contra a violência à mulher foi um acordo entre as participantes no Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe que se realizou em Bogotá, em 1981, por solicitação da delegação da República Dominicana que propunha que se homenageasse as irmãs Mirabal: Minerva, Pátria e Maria Teresa. Elas são um exemplo vivo do tipo de mulher comprometida com as lutas de seu povo.
As três irmãs foram assassinadas pela violência do regime de Trujillo que durante trinta anos manteve o povo dominicano no atraso, na ignorância e no caos. Em 1960, o povo dominicano, descontente e farto da ditadura tão longa, todos os dias ia para as ruas contra as forças militares repressivas que davam sustento ao ditador.
As irmãs Mirabal nasceram na seção Ojo de Água, província de Salcedo, República Dominicana. As condições de vida no país e na zona onde viveram devido ao domínio estadunidense e o atraso das relações de produção determinaram sua sensibilidade diante dos graves problemas sociais. A participação ativa das irmãs Mirabal na luta contra Trujillo deu-lhes a fama de revolucionárias, motivo mais do que suficiente para que em certa ocasião Trujillo manifestasse ante um grupo de pessoas que seus únicos problemas eram as irmãs Mirabal e a Igreja.
O que aconteceu no dia 25 de novembro de 1960?
Minerva e Maria Teresa foram visitar seus esposos na prisão, em companhia de sua irmã Pátria. Foram interceptadas em um lugar solitário do caminho pelos agentes do Serviço Militar de Inteligência. Conduzidas a um canavial próximo, foram objeto das mais cruéis torturas, antes de ser vítimas do que foi considerado o crime mais horripilante da história dominicana. Cobertas de sangue, destroçadas a golpes, estranguladas, foram colocadas novamente no veículo em que viajavam e jogadas em um precipício, com a finalidade de simular um acidente. O assassinato das irmãs Mirabal produziu um grande sentimento de dor em todo o país. Porém, serviu para fortalecer o espírito patriótico de um povo desejoso de estabelecer um governo democrático que garantisse o respeito à dignidade humana.
A memória dessas valentes irmãs mártires que arriscaram suas vidas e as ofereceram efetivamente pela causa da mulher nos enche de esperança e nos dá força para continuar lutando por uma sociedade igualitária na qual mulheres e homens possamos viver em fraternidade humana.



* Publicado em Coyuntura 63 - Enviado por Carlos Morales Monzón, Diretor The Media Services.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Valeu ZUMBI!!!!


Ser guerreiro de Zumbi vai além do ato de vestir esta camisa num único dia do ano, é se valer dessa imagem o ano inteiro.É estar calcado no desejo de inclusão e representação de um povo que se desenvolveu a partir do tráfico negreiro e criarmos ferramentas para que possamos finalmente ser inclusos nos benefícios da cidadania plena, garantida pela Constituição. Todos os dias se luta contra a discriminação do povo negro. Todos os dias do ano travamos lutas intensas a favor da vida, da liberdade religiosa, pela educação, saúde, contra a violência, contra a apropriação cultural (que gera lucros apenas pra alguns) e desigualdade de gêneros do povo afro-descendente. O dia 20 de novembro é o ápice desse movimento diário. Este dia fica sublimado pelas manifestações culturais de um grupo marcado, ainda, pelo preconceito. Neste dia deixamos claro que somos muito mais que esportes ou artes. Somos a congregação de tudo isso e muito mais. Basta termos a oportunidade de mostrarmos a nossa potencialidade. Nós assumimos a responsabilidade de sermos agentes da nossa própria história.
PARABÉNS AOS COTISTAS DA UERJ, QUE A DURAS PENAS MOSTRARAM O SEU VALOR! PARABÉNS AOS PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A DESNATURALIZAÇÃO DA TAL DEMOCRACIA RACIAL , CUJA A VERBALIZAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS PROPORCIONAM DEBATES A RESPEITO DOS TEMAS PERTINENTES À LUTA DOS AFRO-DESCENDENTES!
PARABÉNS ÀQUELES QUE BUSCAM MELHORAR A AUTO-ESTIMA DE MILHARES DE JOVENS NEGROS!
PARABÉNS AOS ARTISTAS E A TODOS QUE ENTENDEM QUE FELICIDADE É UM CONCEITO GLOBAL!
A todos os guerreiros de Zumbi, independente do tom da pele o meu ASÉ!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nada de especial


"Não quero você por apenas 1 dia. Preto, quero você por uma vida inteira..."

Lembro dessas palavras como se fosse hoje. Como eu pude ser tão tola? Tão imbecil a ponto de dar o meu coração a um crápula!!! As palavras às vezes escapavam da minha boca, porque toda hora a senhora sentada ao meu lado no 247 (Passeio) me olhava com reprovação. Deveria pensar que eu estivesse louca, observação mais que perfeita. De alguma forma precisava desabafar...

Olhei pra tal senhora. Criei coragem e como se fosse uma velha conhecida soltei o verbo. Contei-lhe o dia em que conheci o Gui, segurança MARAVILHOSO de um hotel na zona sul. Foi no final do outono de 2008. Ele me fazia muito especial quando estava em seus braços. À senhora confidenciei de como não percebia os olhares dele para as outras mulheres, porque estava fascinada.

Quando eu e o Gui chegávamos nas rodas... Fechávamos! Éramos perfeitos! Ai, ai... Tudo tão breve... Era perfeição demais!!! Eu deveria ter ficado alerta, mas estava embasbacada.

TÊ-LO VISTO NA CAMA COM A MINHA MELHOR AMIGA, me mostrou como a perfeição é perigosa.

A mulher me abraçou e disse que a minha experiência é igual a de tantas outras... Q eu não seria nem a primeira e muito menos a última. Puxou a cordinha para dar sinal que saltaria no próximo ponto e com um sorriso me desejou sorte.

O que me fez responder um sonoro: AMÉM!!!

CENTRO CULTURAL TIA DOCA - 14/11


terça-feira, 10 de novembro de 2009


Estava naqueles dias em que nada dá certo. Celular dando tilt, PC com vírus, chefe estressado, unha que quebra, temperatura insuportável (tombando td a minha produção!!!). Tinha certeza que não deveria ter saído da cama. O dia estava uma loucura e eu contando as horas pra que ele terminasse e eu pudesse correr para o meu refúgio.
Creusa, minha colega de trabalho, entra na minha seção toda ouriçada: preta, vamos tomar uma gelada? O dia está pedindoooooo!!!
A cara dela era a própria expressão da loucura e fiquei me perguntando se tal convite poderia ser uma boa. Afinal, ela é uma das pessoas mais sequeladas que eu conheço e o dia não estava pra peixe. Algo me dizia que ia dar merda, mas aceitei o convite.
Na porta do bar, a alça do meu soutien estoura: PQP!!!! Não estou aguentando esse dia e agora??? Direção: banheiro! Joguei o despencado para o fundo da bolsa, muito puta da vida!
O celular sem o visor e alguém me enviando mensagem. O pobre foi parar na parede. Antes eu o xinguei muito!!! Porque sou do tipo que discute até com aparelhos domésticos e cia. .
Saí do banheiro e cadê a Creusa? Havia sumido!!! Meu Deus!!! Naquele instante tive a certeza que colei chiclete na cruz de Cristo. Já estava indo embora quando alguém segurou o meu braço.
Será mais problema????? Quando virei, dei de cara com o Julio... Senti uma onda leve me envolver o corpo... Ai, lindoooooooooooo!!! Ele me reconduziu à mesa e eu fui flutuante. Ai, aqueles olhos puxados e verdes, boca carnuda... Hummm!!! Gentem, o homem tem 1, 95 bem distribuído. Ai, tentação!
Conheci o Julio numa roda de samba em Marechal Hermes.
Espera! Para tudo!!!
O que ele estava fazendo aqui no centro do Rio? Ele deveria estar excursionando com o conjunto dele.O bonitão é saxofonista e está sempre em excursão pelo mundo. Nos separamos porque ele estava de partida para o Japão e não tinha perspectiva de volta. E agora aquele monumento estava na minha frente... Mas o que terá acontecido?
Julio disse que pediu à louca da Creusa para me levar até ali. Contou que não conseguia ficar longe de mim e eu viajando na boca dele.
Hã????????????? Volta a fita!!!
Ele disse que não conseguia ficar longe de mim. Caraca!!!! Quase engasguei!!!
Será que o final do dia seria triunfal?
Acho que mereço, suportei o dia bravamente.
Perdida nesses pensamentos tolos não vi quando ele pegou uma caixinha, abriu e disse:
-Vc quer casar comigo, preta? Casa, comida e roupa lavada.
E abriu aquele sorriso lindo. Lembro ter dito alguma coisa, que logo foi abafado por um longo beijo.

KAMISU DE CRIOULA - 12 DE NOVEMBRO


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dia Nacional da Cultura


Racismo faz mal à saúde!


Concurso de Beleza Negra Deusa do Ébano - 19 de novembro


Horário: 19 novembro 2009 de 18:00 a 19:00

Local: G.R.E.S. Estácio de Sá

Organizado por: Grupo Afro Cultural Òrúnmilà


Descrição do evento:

Concurso Deusa do Ébano do Bloco Òrúnmilà 2009O

Bloco Òrúnmilà realiza dia 19/11 o Concurso de Beleza Negra Deusa do Ébano. Em sua 13ª edição, esta é a homenagem do Òrúnmilà à beleza, força e representatividade da mulher negra em nossa sociedade. Esta produção faz parte do calendário comemorativo ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de Novembro em todo o Brasil.

Unindo idéias sobre arte, música e aprendizado, em 2009 a Deusa do Ébano acontece na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá e conta com a participação de grandes articuladores do movimento como: Da Ghama, Guiguio do Ilê Aiyê e Agbara Dudu, além do show do cantor e compositor Dudu Nobre bem como do Òrúnmilà, entre outras atrações.

Serviço:Noite da Deusa do Ébano do Òrúnmilà

Local: G.R.E.S. Estácio de Sá: Avenida Salvador de Sá, 206/208– Estácio

Data: 19/11/2009 (quinta-feira véspera de feriado): 22h00min

Ingresso antecipado: R$ 10,00 feminino R$ 15,00 masculino

Realização: Grupo Afro Cultural Òrúnmilà

Contato: deusaorunmila@hotmail.com – 21 92600019 – 78298533 – 24*41293

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Exposição MULHER NEGRA MULHER - SESC de Ramos (07/11/09 - sábado)


Ensaio fotográfico que visa traduzir na forma e na atitude de 100 mulheres, o que é ser Mulher Negra.
Trabalho de pura emoção e muita reflexão.

MULHER NEGRA MULHER - Como assim?????????


Ser mulher negra é ter que provar a todo instante competência até a exaustão. É não se ver na sua beleza natural. É viver na corda bamba, tendo em uma das mãos uma adaga e na outra um espelho. É estar na estatística social no último degrau da pirâmide. É estudar muito, trabalhar muito e ganhar nada ou quase nada.

É SER BONITA, mesmo quando dizem que não. É ser cheirosa. É ter a pele macia e brilhosa. É sonhar com penduricalhos, balangandãs, saltos e vestidos vistosos. É querer sempre o melhor para seus filhos, por isso assume até o papel de chefe da família.

Ser mulher negra requer habilidades. É TER JOGO DE CINTURA. É saber cair e com categoria levantar.´É não precisar de ninguém para explorar seu ziriguidum, seu teleco-teco, seu balaco-baco, porque somos muito mais que carnes com um furo no meio. É GARGALHAR POR DESPREZO PARA O DESESPERO!

É poder ser quantas você quiser, numa única mulher. É ser contemporânea, atrevida e parafraseando Martinho da Vila: solteira, feliz e por que não? Até meretriz. hahahahahahahahaha
Mesmo que não nos queiram ver. Mesmo que nos mostrem nas páginas da dor, quando perdemos os nossos filhos nessa limpeza étnica/social. Estamos na luta insana. Estamos sempre dispostas a dizer sim pra vida. Mesmo que ela nos machuque!!!

SER MULHER NEGRA É SER GUERREIRA!
SER MULHER NEGRA É SER CRIATIVA!