segunda-feira, 28 de julho de 2008

Rosa Vermelha


Quero uma rosa vermelha para enfeitar os meus cabelos.
Quero um vermelho abusado, transloucado
Quero uma rosa vermelha para enfeitar os meus cabelos
Soltar a minha melhor gargalhada
Quero uma rosa vermelha para enfeitar os meus cabelos
Sacudir as cadeiras e que o mundo se exploda
Quero uma rosa vermelha para enfeitar os meus cabelos
Você não tem como resistir...

terça-feira, 15 de julho de 2008

Poesia no Poste - Centenário de Solano Trindade

POESIA NO POSTE
Os Goliardos

Solano Trindade - 100 anos


"Poesia no Poste" o projeto tem como eixos a cidade, em sua dimensão educadora e a poesia como referência estética. A cultura da cidade é o seu DNA, não existe cidade sem cultura e mais, sem cultura urbana que lhe é própria.
Uma cidade só pode ser entendida como tal caso consiga desenvolver um elemento cultural novo que a conduza para os novos códigos, ou seja, garantir os valores da cultura tradicional e incorporá-los às novas linguagens.
Porque Solano Trindade?
Solano, vento forte da África" Dos escritores negros, ligados à coletividade negra brasileira, o que marcou sua presença mais forte sem duvida foi Solano Trindade. Escreveu com especificidade, para negros, naquele tempo. Pagou o preço caro disso! Solano Trindade era poeta, pintor, teatrólogo, ator e folclorista. Nasceu no dia 24 de julho de 1908, no bairro de São José, no Recife, capital de Pernambuco. Era filho de Manuel Abílio, mestiço, sapateiro, e da quituteira Merença (Emerenciana). Estudou até completar um ano de desenho no Liceu de Artes e Ofício. A partir de então, começa a escrever. Solano Trindade foi poeta por excelência e militante da resistência negra,um homem de esquerda por natureza, e uma pessoa de muito amigos por toda sua vida . Solano Trindade faleceu no Rio de janeiro, em 19 de fevereiro de 1974. Sua obra, não! Continuará eternamente viva, como que escrita com brasas na pele escura de todo afrodescendente,Solano faria 100 anos dia 24 de julho de 2008
Dia do evento será 23 de julho de 2008
Na rua do Mercado esquina com rua do Rosário as 18:00
entrada franca

Atores poetas em cena:
Dalberto Gomes
Darlene dos Santos
Marcelo Moacir
Roteiro : Lucio Celso pinheiro
Direção : Marko andrade
Abertura Namay Mendes
convidado especial Mestre Saul
poetas conviadaos:EUCLIDES AMARAL.MÁRIO CHAGAS,FLAVIO NASCIMENTO,ALJOR,HÉLIO DE ASSIS.......
COORDENAÇÃO GERAL GENESIS GENUNCIO
OS GOLIARDOS
C.L INTERVENÇÕES
PROFESSOR CARLOS LESSA
TEM GENTE COM FOME
Trem sujo da Leopoldinacorrendo correndoparece dizertem gente com fometem gente com fometem gente com fome......
Solano Trindade
MARCELO MOACIR, MARKO ANDRADE E DALBERTO GOMES
ARTISTAS PARTICIPANTES DO CENTENÁRIO DE SOLANO TRINDADE EM FOTO DE JORGE FERREIRA
OS GOLIARDOS
osgoliardosposte@gmail.com
markoandrade@globo.com

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Samba Social Clube - MPB FM 90,3 MHz

Foi em 1917 que Donga lançou “Pelo telefone”, considerado o primeiro samba gravado.
Ano passado, quando o samba comemorava seus 90 anos, a MPB FM resolveu marcar a data e criou o Samba Social Clube, programa que vai ao ar aos sábados e domingos, do meio-dia às duas da tarde, com duas horas de puro samba bem na hora do almoço.
Na programação, cantores e compositores consagrados – como Paulinho da Viola, Cartola, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, João Nogueira, Alcione, Monarco, Clara Nunes, Beth Carvalho e Roberto Ribeiro – ao lado da nova geração do samba liderada pela rapaziada que anima as noites da Lapa – como o grupo Casuarina, Mart’nália, Teresa Cristina e Sururu na Roda.
Mais carioca, mais brasileiro, impossível!O SAMBA SOCIAL CLUBE é a melhor pedida para abrir o apetite por música e alegria. Ou alguém duvida do poder transformador do samba?
Quem não é ruim da cabeça, nem doente do pé, está, com certeza, ligado nos 90,3 MHz da MPB FM.
Apresentação: Oziel Monteiro.

MPB de Raiz - Rádio MEC AM

O programa revela um pouco da história da música. Adelzon Alves recebe sambistas que se mantêm fiéis às raízes e destaca suas composições.
Horário
Todo domingo às 9h.
Produção e apresentação
Adelzon

Ponto do Samba - Rádio Nacional AM

De segunda à sexta, de 13 às 15h
Apresentação: Dorina e Rubem Confeti
Musical, com auditório aberto, apresenta o legítimo samba carioca.
Participação de grupos musicais, lançamentos de CD`s e shows ao vivo. É o “novo ponto de gente bamba”.

fonte:
www.radiobras.gov.br

A Fina Flor do Samba -Rádio MEC AM

O programa promove e divulga o samba de raiz, com entrevistas de compositores, execução de músicas, bate-papo e informações sobre samba.
Horário
Todo sábado, às 12h.
Produção e apresentação
Dalila Villa Nova.


fonte:www.radiomec.com.br

Jongo da Serrinha - 13/07 (Feira das Yabás)


Feira Gastronômica do Samba recebe Jongo da Serrinha neste domingo
Rio - A Feira Gastronômica do Samba, a Feira das Yabás, terá nova edição no próximo domingo, dia 13, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. As meninas da Serrinha serão a atração do evento criado pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, e subirão ao palco para cantar clássicos como "Aquarela Brasileira" (Silas de Oliveira) e "Colete curto" (Tio Hélio e Nilton Campolino).

Além de curtir a boa música do grupo, que contará com a ilustre presença de Tia Maria do Jongo, o público vai poder saborear as comidas típicas de samba, especialmente preparadas por cozinheiras bem famosas, como Tia Doca e Neide Santana, pastoras da Velha Guarda da Portela.
Angu à baiana, galinha com quiabo, rabada, roupa velha, caldo de mocotó e a tradicional feijoada serão alguns dos pratos servidos na Feira, que acontece no segundo domingo de cada mês e começa ao meio-dia.
Quem for ao evento ainda será contemplado com uma animada roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz e, quase tudo, de graça. Com patrocínio do Ministério do Turismo, da Prefeitura do Rio e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e apoio do Sebrae, da Caixa Econômica Federal, da Fundação Palmares e do Mercadão de Madureira, o público não paga ingresso para curtir os shows e a Feira. É cobrado, apenas, o que é consumido nas barracas. Serviço:Feira Gastronômica do Samba, a Feira das Yabás. Data: 13 de julho. Todo segundo domingo de cada mês. Horário: Meio-dia (Início da Feira) – 14h (Início da Roda de Samba). Atrações: Roda de Samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz - Atração: Jongo da Serrinha. Entrada: Gratuita. Pratos: Os valores das comidas terão preços populares (a partir de R$ 3). Local: Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz.
fonte: http//odia.terra.com

Filosofando


Sou nômade em mim mesma.

MULHER


santa não....mulher

Não quero ser a santa em teu altar

Tenho desejos e delírios de paixão

Meu corpo transpira emoção

De só por ti suspirar...

Não sou um anjo nas alturas

Sou uma mulher plena de desejos

Que no amor não tem mesuras

Vive as tuas voltas com bordejos

Quero ser a dona do teu leito

Tua fêmea... a tua mucama

A que se enrosca na tua cama

Aquecida no teu peito

Não quero ser a santa do teu andor

Quero ser a senhora do teu amor

Aquela que te ama com doçura

O teu sonho e tua aventura

Guarde as flores para santa

A mim entregue o corpo e os beijos

Uma noitada inteira de desejos

Uma poesia que encanta...

Para a santa guarde a razão

O beijo com respeito na mão

Eu quero exagero de paixão

Uma vaga na tua vastidão
(Angélica Teresa Almstadter)

Velha Guarda da Mangueira comemora 52 anos



No ano em que completa 80 anos, a Estação Primeira de Mangueira comemora o 52º Aniversário da Velha Guarda no próximo domingo (13), na quadra da agremiação. Será um grande encontro entre as velhas-guardas do Grupo Especial, Grupo de Acesso e Blocos.

A primeira formação da Velha Guarda da Mangueira ocorreu em 10 de julho de 1956, capitaneada por Carlos Cachaça, Cartola e Aloísio Dias que reunidos fundaram uma das alas mais tradicionais do carnaval carioca. Atualmente é presidida pelo Baluarte, Ed Miranda Rosa, sendo formada por sessenta integrantes, quarenta senhoras e vinte senhores. Herdeiros do samba fazem parte da ala, como a presidente da Mangueira, Eli Gonçalves, a Chininha, filha da saudosa D.Neuma; Inês de Castro, filha do compositor Carlos Cachaça; Marli, ex-porta-bandeira; Gilda Moreira, neta de Julio Moreira, primeiro diretor de harmonia; Tia Zélia, viúva de Aloísio Dias, compositor e fundador do grupo show; Zenith, sobrinha de Padeirinho e filha de Geraldo da Pedra; Tantinho, compositor e partideiro, além de tantos outros.

A festa começará às 14h, com o desfile das bandeiras das escolas. Em seguida às 16h, será apresentação do Grupo Regente e convidados. A programação musical também inclui, Tantinho da Mangueira e Velha-Guarda Musical de Vila Isabel que fará um passeio pela história do samba, interpretando sambas que marcaram época. O tradicional encontros das bandeiras será às 18h ao som da oração Ave Maria.

Marcos Sacramento - 18 e 19/07


O show acontecerá dias 18 e 19 de julho, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca, na Tijuca.Nesse show, o público vai poder ouvir músicas do repertório dos CDs MEMORÁVEL SAMBA, CARACANE, FOSSA NOVA e, claro, SACRAMENTOS, além de ser brindado também com algumas pérolas do primeiro CD solo do cantor, A MODERNIDADE DA TRADIÇÃO (de 1994, e considerado pela revista francesa "Le monde de la musique" como um dos melhores lançamentos internacionais do ano de 1997 naquele país), que acaba de ser relançado pela BISCOITO FINO.

Além disso, uma nova formação, e inéditas de Sérgio Natureza (Pavio), Bucy Moreira (Disse-me-disse), Edú Krieger (Alguém que chora), Luiz Flávio Alcofra (Limite, Calúnia, Canção Marinha), Carlos Fuchs (Só pra mim) e do próprio Sacramento (Barulho, Vitamina) dão o tom do que vem por aí no próximo CD.

Datas: 18/jul (sexta) às 18:30h19/jul (sábado) às 17:00hLocal: Centro de Referência da Música CariocaEndereço: Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca (Esquina com Rua Garibaldi)- Rio de Janeiro - RJIngresso: R20 (inteira) e R10 (meia)Grupos acima de 10 pessoas: R8Telefone:(21)3238-3880Visite: www.marcossacramento.com.br

Aquela Mulher


Aquela mulher quando passa

com aquele cheiro, aquela pele, aquela cor

revoga todas as leis,

inclusive a da Gravidade

e vai deixando qualquer um nas nuvens.

(Euclides Amaral)

Cidade Maravilhosa


Rio de Janeiro, cidade de contradições, efervescências... Cultura, pessoas de todas as cores, classes sociais se misturam, mas também criam seus espaços. Favelas, asfalto, batuques, solfejos... Calor, chinelo, bermuda, top, camiseta, cores! Lapa, Mangueira, Salgueiro,Madureira, Vila Isabel, Santa Teresa ou Estácio... Gamboa... SAMBA, cerveja, luar, pandeiro, cavaquinho... Rio de Janeiro, Rio de Janeiro... Copacabana... Tamancos,cadência suingada no requebro do quadril que embala a vida.

Do outro lado da poça d'agua


BARRADAS SOCIAL CLUB

Em frente ao TIO SAM

A P R E S E N T AGRANDE RODA DE SAMBA COM O GRUPO MERECE RESPEITO

e convidados: FLAVINHO SILVA, GRUPO 100%

TODAS AS SEXTAS A PARTIR DAS 22 hs.

Damas Grátis até às 23:00horas

Ingresso: 7,00 cavalheiros e Damas 5,00

O melhor do Samba de Raiz e chorinho

Imperdível - três B - Bom, bonito e barato

LOCAL : Rua General Castrioto nº 19 – Barreto – Niterói

Informações: 98041177 & 91331388

Pelas bandas do Rio de Janeiro Histórico


Oi, pessoas!

O samba de partido alto, de quadra, estará comendo solto na rua do Ouvidor (altura do n°37, Livraria Folha Seca) no próximo sábado, dia 19/07, a partir das 14:00 h.

A roda é composta por uma rapaziada da melhor qualidade: Gabriel Cavalcante (cavaquinho, o Gabriel da Muda), Tiago Prata (violão de 7 cordas,o Pratinha), Anderson Balbueno (Pandeiro e Voz), Jorge Alexandre, Junior de Oliveira (percussão), Paulinho Bicolor (cuíca), Zé Leal (tamborim) e Fábio Cazes (Surdo).

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Recitando Samba - Entrada franca


SEMBA DA QUARENTENA - 12/07


Síndrome de Cabrocha


Muitas vezes surge na tenra idade de uma mulher, ou de alguns homens.

Outras se manifesta de forma desenfreada no auge da feminilidade.

O que desencadeia? Ninguém sabe.

Muitos acreditam ser genético. Mas não é determinante.

"Sempre há uma espevitada na família", asseguram outros.

O fato é que ao ouvir um batuque... O corpo responde.

O quadril remexe, o pé coça, os lábios se abrem num sorriso provocante e o olhar? rs

Ah, este fica sedutor, convidativo... rs

É um problema sério!!!! Abafa o caso.

Outra forma de manifestação?

O da plataforma cor de prata, vixi! Cruzes!!!

Nesta forma é fatal!

A figura se transtorna, sem noção.

Calça e se empina toda... E os primeiros passos? Samba!!!!

Loucura ou não, é lindo de se ver.