terça-feira, 21 de julho de 2009

Divina Dama


Nascida no bairro do Maracanã, zona norte do Rio de janeiro (16/07/1920). Elizeth Valdez Cardoso cresceu num ambiente musical: seu pai, seresteiro, tocava violão e sua mãe o acompanhava cantando. A família era Frequentadora da famosa casa da Tia Ciata. Assim cresceu a cantora que mais tarde seria descoberta por Jacob do Bandolim. Aos 16 anos iniciaria a carreira no Programa Suburbano na Rádio Nacional.
Em 1939, depois de apresentar-se em circos, clubes e cinemas, criaria, com o ator Grande Otelo, o quadro "Boneca de Piche".
Tornou-se cantora de êxito, gravando músicas de compositores renomados como Ataulfo Alves, Herivelto Martins, Silvio Caldas, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Lamartine Babo, dentre outros.
Marcou presença na TV com participações marcantes e comandou em 1960 o programa Nossa Elizeth, na TV Continental (RJ); em 1965 o programa Bossaudade, na TV Record (SP) e Sambão, também na TV Record .
Um dos seus maiores sucessos seria "Mulata Assanhada" (Ataulfo Alves), gravação da década de 1960 contida no LP Sax e Voz. No entanto, é difícil prender a atenção numa única música ou num único disco da nossa Divina. Sua discografia é marcante, seus parceiros, assim como os seus shows foram admiráveis!
Foi na excursão ao Japão em 1987, ao lado de Altamiro Carrilho, Zimbo Trio e Conjunto Choro Carioca, seria diagnosticado o câncer que a vitimaria três anos mais tarde. Em 7 de maio de 1990 nossa Divina Eliseth Cardoso daria adeus aos palcos.

Nenhum comentário: