terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dia Nacional do Samba - 02 de dezembro


Ao olhar para o passado me posiciono como uma expectadora de uma história que nos chega através da criatividade dos congo-angola. Povo do tronco linguístico bantu. Chegaram aqui no Brasil, muitos na condição de escravizados, derramaram sua criatividade para recriar sua cultura.

Dessa memória, de cultural oral, nos chega o semba. Semba que remonta tantos segredos nos seus passos. Tantas disputas, lamentos de dor e alegria de viver nos seus cânticos.

Semba que se tocava e dançava nos terreiros de terra batida das fazendas que produziam cana de açúcar ou café da Bahia. Semba dos bantus levados às minas nas terras das Gerais. Semba que na cidade do Rio de Janeiro era realizado nos fundos das cabeças de porco e que com a modernização da cidade subiu os morros com sua gente perseguida, discriminada e marginalizada.

Se ontem ele era o filho feio de um povo maltrapilho, barulhento, chegados ao calandu; hoje é enaltecido e amado. O samba seria então o resultado da miscigenação de um Brasil democrático racialmente (versão oficial).

Se na atualidade é possível curtir esse dia, não podemos e nem devemos esquecer daqueles que foram perseguidos por tocarem samba - lembram do caso do João da Baiana? -, dos terreiros de culto de matriz africana que eram invadidos e depredados. Local de espiritualidade e perpetuação da cultura negra, nos finais dos seus ritos promoviam as rodas de samba. De lá sairam os instrumentos formadores do samba, as pastoras, as cabrochas, os músicos e os compositores, Saravá! Mukuiu ( benção na nação Angola) ou Mutumbá (benção na nação Ketu) a todos!

Estamos aí, levando de uma forma ou de outra a nossa cultura. Sempre lutando por visibilidade dos que realmente tem talento e competência para entoá-lo e tocá-lo. Enaltecendo sempre as raízes, o tradicional e brigando para que a modernidade,ou, o capital não modifiquem tanto o que é nosso.

Tendo consciência do dinamismo da cultura, mas de olho nas deformações, viva o samba nosso de cada dia!!!!

Asé

Nenhum comentário: