domingo, 9 de novembro de 2008

SAUDADE


Derrepente senti um cheiro gostoso... Seria do bolo da minha vó? Ou do café com leite que ela preparava? Do feijão preparado por ela??? Hummmmm...
SIM!!!! Da casa da minha avó. Mas, que saudade...
Há pessoas que acham que avó tem cheiro de naftalina (risos).
Não a minha. A minha cheirava a ervas... Sim, ecologicamente correta (risos).
Lembro do cheiro do banho de descarrego dela. Nossa, que aroma!!!
Depois do banho ela seguia para cozinha. Tipo um ritual, que antecedia aos prazeres do nosso paladar.
Então, sua casa era uma orgia de odores e sabores.
Ai, que saudade... De sentir seu toque nos meus cabelos, ao trançá-los com tanto esmeiro.
Da sua voz . Minha vó vivia cantarolando pontos para Oxum, para caboclos, pretos velhos.
Era uma voz tão gostosa, aguda e afinada.

"Eu vi mamãe Oxum na cachoeira
sentada na beira do rio
colhendo lírio, líriolê
colhendo lírio, líriolá
colhendo líriopra enfeitar nosso congá"

Sei que as minhas apreciações estão no passado, podendo induzir a idéia de que a minha vó não esteja entre nós.
Graças aos deuses ela continua conosco, nos encantando.
Eu senti saudade de um momento da minha vida, lá atrás.
Época na qual para andar de ônibus se utilizava fichas, coloridinhas.
Pura nostalgia.

Nenhum comentário: